quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Frases que não consolam...

Foto: Mary-Anne v d byl


Resolvi escrever um post sobre coisas que nos dizem quando estamos decepcionados ou tristes e que não servem de nada. A intenção, na maior parte da vezes é boa... mas vamos analisar de perto.  

Quem já viveu uma decepção sabe do que estou falando. Você está ali, frustrado, achando que o mundo é injusto... um momento de total introspecção e egoísmo... e vem alguém e diz:

1) “Ahhhh não fique assim... fulano também não conseguiu na primeira...” 
Análise: Mas que raios eu tenho a ver com o fulano que não conseguiu de primeira?! Sinceramente?! Dane-se o fulano! EEEU NÃO CONSEGUI... isso não é PIOR?! É claro, que o fulano pode ser alguém com quem você se importa e torce pela felicidade. Mas na hora da frustração, que AJUDA essa informação pode te dar?! Eu respondo. NENHUMA. Dá a impressão que a sua dor é menor que a do fulano, não dá?!

2) “Na próxima você consegue!” 
Análise: Na próxima eu consigo? MAS EU QUERIA AGORA! Eu esperava pra agora... nem antes, nem depois. AGORA! Posso sentir raiva?... só um pouquinho?... e AGORA?! Depois eu penso... certamente posso analisar o porquê não consegui e tentar novamente. Mas escutar tal coisa é clichê! É o tipo de coisa que todo mundo diz, mesmo sem querer dizer. É uma frase solta. Eu prefiro que me ofereçam ajuda ao ter que ouvir isso.

3) “Agora você sentiu na pele o que fulano passou...”
Análise: Isso é punição, certo?! A pessoa falou isso porque você é uma pessoa má e tem que passar pelo que o outro passou, correto? Do contrário não faz o menor sentido. Essa observação ajuda em quê?! NADA! E ainda faz você sentir que só pensa em si mesmo. POXA! Você acabou de se frustrar... é tão ruim assim pensar apenas em si mesmo e lidar com o sentimento de perda?

4) “Deus quis assim... Ele escreve certo por linhas tortas...”
Análise: Essa pra mim é a pior... O QUE DEUS TEM A VER COM ISSO? Então Deus estava torcendo contra mim? Kd meu livre arbítrio de errar? Gente, nada contra Deus. Só acho que não é um bom momento para falar sobre Ele. Você se decepcionou... vamos tirar Deus desta jogada... O que ajuda esta informação? Você vai ficar melhor se achar que Deus quis assim? Duvido! Isso leva tempo...


E eis que surge a pergunta... o que consola então?! 

Basta perguntar se pode ajudar de alguma forma... um abraço... um ombro... ou não diga nada... ou lamente também! A pessoa não quer sermão... não quer saber de fulanos... não quer nada. Quer apenas que a dor passe.

Sabe, não quero ser uma ingrata, mas é que às vezes dizemos coisas que ao invés de ajudar, deixa a pessoa mais chateada ainda...

Termino aqui com uma frase do sábio Renato Russo:
“O tempo é mercúrio-cromo”.

5 comentários:

Dama de Cinzas disse...

Adorei o post... rs

Escrevi sobre isso recentemente, em algum dos meus blogs... Acho essas frases xexelentas. Odeio que me consolem! Fiquem todos calados mas não me venha com frases feitas!

Basta um simples "eu te entendo". Se colocar disponível, sem ficar dizendo besteiras.Deixa eu ficar triste o quanto quiser, tenho esse direito!

Beijocas

FRANCYS LARA disse...

kkkkk
calma, qta revolta!
Clichês sempre foram usados, e antes uma palavra amiga seja ela como for, que gente que não diz nada...
Concordo que o melhor consolo é um abraço, um ombro pra chorar, mas o importante é a boa intenção, o carinho, o cudado!
Bjocas

Cantinho da Cê disse...

Boa noite Fla,

Acho que melhor mesmo é deixar a pessoa saber que você tá lá para o que der e vier e pronto...não falar mais nada...

Beijos,

Nilce disse...

Você não tem noção de como eu tenho vontade de dizer tudo isso por várias vezes. E não é só no lado sentimental, não. Vale para tudo, todos os acontecimentos. Ninguém conhece a dor ou o sentimento real do outro.
Adorei, Fla. Muito bom mesmo.

Bjs no coração!

Nilce

Macá disse...

Fla
Fiquei uns dias ausente mas já estava morrendo de saudades.
Adorei o seu texto. Bem pensado e um assunto muito bom.
Tem horas que um abraço e boca fechada são a melhor coisa pra alguém.
beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...