segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A palavra é: ROGADO


Foto: Thiago Felipe Festa


“...não se fez de rogado e aceitou o convite.”

É por isso que amo a leitura... aumenta nosso vocabulário e nosso interesse pela língua portuguesa. Recentemente, me deparei com esta palavrinha: rogado. Confesso que num primeiro momento li a frase, entendi o contexto e a deixei de lado. Depois ela foi aparecendo várias e várias vezes e fiquei curiosa. Afinal, o que é rogado?! Não agüentei. Procurei no dicionário e significa: Pedir com insistência e humildade; suplicar; implorar.
Caramba! Conheço um monte de gente que se faz de rogado, mas chamo isso de “fazer frescura”, “fazer cerimônia”, “fazer charme”, “pedir confete”, enfim... Agora tenho mais um termo! Mais formal, eu diria... e provavelmente antigo... algo que deve ter se perdido com o passar do tempo devido a linguagem coloquial...

E você aí?! Não se faça de rogado, leia e comente os meus posts!
(Por favor, é claro! Rs...)

8 comentários:

FRANCYS LARA disse...

Pra mim ler é fundamental, crescemos intelectualmente além de darmos asas a imaginação!!!!! Amo ler, e estou com algumas leituras atrasada por causa dos estudos no cursinho!!!!!
Querida sobre os milliuns, como disse, eles saem sim, na limpea de pele faz-se a extração, é meio doloroso, e fica machucadinho, dá até casquinha, se tiver muito então se prepara, pois não dá pra tirar tudo de uma vez, eu por exemplo marquei uma limpeza para quinta-feira, pos na sexta não teho cursinho e vou ficar "escondida" em casa kkkk, não sei pra vc, mas eles me incomodam muito, não curam, vão aparecer novaente, conforme minha esteticista disse (agora ela já é minha kkkk) é uma disfunção das glandulas sebáceas e mais comum que imaginamos, eu estou com muitos, por isso vou fazer...as vezes eles me irritam que eu coço até sair, mas sai um ou outro e fico com minha pele irritada, portanto é melhor deixar pra quem sabe, e tbém não curto aparencia deles no meu rosto...enfim, é tentar melhorar um pouquinho!!!! Bjocas

Cantinho da Cê disse...

Sem dúvida, não vou me fazer de rogada e vou dizer que é um prazer passar por aqui. Está de roupa nova Fla?

Beijos,

Tati Pastorello disse...

Adorei! Sabe que eu entendia diferente. Olha como é importante verificarmos o significado das palavras. Eu entendia como: Não se fez de vencido (sei, este termo não existe, mas eu entendia desta maneira! hehehe).
Vou usar no sentido certo agora!
Beijos.

Dama de Cinzas disse...

Eu conheço essa palavra e por mais que leia seu significado acho sempre que ela fica estranha nas frases. Ela é uma palavra estranha, esquisita... rs

Olha. Veja The Vampire Diaries, pegue pelo menos a sinopse da série e acompanhe a segunda temporada que é a melhor, você não vai se arrepender, se gosta de vampiros.

Beijocas

Nilce disse...

É um termo bem antigo mesmo Fla e muito usado, pelo menos por minha família.
Não sei se é porque o sul é mais conservador ou se tem um povo mais antigo, como eu. kkkkkkkkkk

Bjs no coração!

Nilce

Nilce disse...

Ah, esqueci de falar que vem de rogar, pedir.
"Óia a curta" aqui. rsrsrs

Bjs

Macá disse...

Nem pensei em me fazer de rogada e já estou aqui.
Muito bom o seu post.
Ache mais palavras "antigas", "esquisitas", qualquer coisa e traga pra nós, tá?
beijos

MAQUIAGEM EH TUDO !!! disse...

Oi, minha lindaaaa, eh a primeira vez q to por akiiii, e naum posso perder esse blog de vista, huahua....To seguindooooo!! Se puder me segue tbm
Uma gracinha o seu blog
super informativo, naum eh tds os dias q encontramos blogs assim!!! Parabéns!!!
Aproveito vc para particpar do concurso cultural lah do blog, serah uma enorme honra ter vc participando.... Espero sua visita, hein...
Uma bjk no seu heart, minha linda
Vanessa Ramos
www.vanenen.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...