terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ciência Noética


Imagem: Artem Chernyshevych 
Resolvi fazer um post bem curtinho só para dividir com vocês algo que me interessou bastante: ciência noética. Já ouviu falar? Essa eu aprendi na leitura do “O Símbolo Perdido” de Dan Brown.

No romance, a cientista Katherine investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. Ou seja, ela estuda desde a intuição até a força que um pensamento exerce em seu meio. É a explicação da nossa capacidade de afetar um ambiente simplesmente com o humor, por exemplo.

Achei incrível! E fiquei abismada de nunca ter ouvido falar pois segundo a história, Charles Darwin foi precursor disso...

Enfim... nas minhas pesquisas descobri que esta ciência realmente existe e vou colocar logo abaixo uma de suas definições encontrada no Wikipédia:

A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.

A noética moderna teve um precursor na figura de Charles Darwin, que procurou estudar a evolução das espécies numa perspectiva global e sintética, mas foi primeiro definida pelo psicólogo norte-americano William James, dizendo que ela descreve "estados de insight em verdades profundas inalcançadas pelo intelecto discursivo. Estes insights seriam revelações e iluminações cheias de significado, mas todas inarticuladas; como regra, elas trazem consigo um curioso senso de autoridade".

2 comentários:

Nilce disse...

A mente é o comando de tudo, dizem.
A minha está sem timão querida. Preciso exercitá-la pra conseguir e controlar muita coisa.
Muito interessante o assunto.
Viu minha carinha aí do lado agora? Não aprecia para mim os seguidores.
Uhuuuu, consegui.

Bjs no coração!

Nilce

Tati Pastorello disse...

Menina, nunca tinha ouvido este termo... E olha que AMO o tema! Vou me aprofundar. Adorei conhecer a NOETICA!!
Tanks!
Beijos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...