sábado, 14 de novembro de 2009

Evite frustrações no trabalho

Ando pensando bastante sobre como sobreviver à selva corporativa. Já sofri bastante por conta de uma inabilidade de gerenciar minhas próprias expectativas. Percebi, através de alguns colegas reclamões, o quanto é chato ficar perto de uma pessoa frustrada. Sendo assim comecei a criar algumas regras que tem me ajudado a direcionar meu foco...


1. Pense em você (No mundo corporativo, as pessoas tendem a tomar decisões individuais. Nunca se sacrifique achando que o outro faria o mesmo. Se o fizer, faça consciente de que o fez por sua conta e risco. É loteria!).


2. Aprenda a confiar só depois de REALMENTE conhecer as pessoas e seus interesses. Nem todo mundo é o que parece ser.


3. Seja eficiente. Faça o melhor que puder, buscando os objetivos da empresa.


4. Seja honesto e ético.


5. Deixe claro que cada um tem seu espaço. A competição na área administrativa não é saudável. O foco deixa de ser os objetivos da empresa e passa a ser objetivos pessoais.


6. Você não entra num emprego para fazer amizades. Você trabalha para se sustentar e viver a sua vida social da melhor forma possível. Ninguém escolhe com quem convive no escritório. As diferenças são naturais e você deve aprender a lidar com elas. Separe o pessoal do profissional.


7. Evite reclamar. As pessoas vão taxá-lo de resmungão e não darão importância ao que você disser.


8. Nem todo mundo tem a mesma visão. Evite confronto com pessoas que não pensam como você. É só desperdício de tempo e energia.


9. Tente enxergar as coisas através de várias perspectivas. Sua opinião sobre algum assunto, ou sobre alguma pessoa pode mudar.


10. Suas atitudes devem fluir para o crescimento da empresa. Respeite as decisões dos superiores e trabalhe dentro do plano estabelecido para a equipe. Se a sua opinião for contrária, manifeste-a em forma de sugestão. Se ela não for aceita, não tome atitudes por conta própria. Faça o que foi decidido e volte a discutir sua sugestão quando tiver provas de que o plano estabelecido não foi a melhor opção. Seu líder vai respeitá-lo se sentir que é valorizado.


11. Evite tomar decisões se estiver nervoso. As coisas costumam ficar mais claras quando pensamos nas conseqüências dos nossos atos.


12. Perceba o que o seu líder valoriza e trabalhe para que essas qualidades/atitudes ressaltem aos olhos dele.


13. Vista-se bem. Estar vestido adequadamente à ocasião faz de você uma pessoa diferenciada. A sua imagem externa é importante para seu marketing pessoal.


14. Mantenha-se informado. Saiba o que está acontecendo no mundo e na sua área de atuação. As tendências de mercado modificam cada vez mais rápido.


15. Se o seu foco são pessoas, escolha profissões e empresas que levam em consideração o bem-estar.


16. Se pretende largar o emprego, deixe a “porta aberta”. Você pode precisar da recomendação de algum ex-patrão.


17. Entenda a cultura da empresa e faça uma análise se o seu perfil corresponde às expectativas da liderança. Se perceber que seus valores e princípios são diferentes, mude de emprego. Você é que está no ambiente errado e não a empresa.


18. Seja verdadeiro com você mesmo. Entenda as suas reais necessidades. O que de fato é importante para sua felicidade? O seu trabalho deve trazer satisfação. Você deve se sentir uma pessoa útil e respeitada.


Bom ... cá estou no meu primeiro post ... filosofando e filosofando ...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...